quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Eu amo Minas Gerais

Grande novidade o título do texto. Mas é verdade explicita. Eu sou apaixonada por esse estado maravilhoso no qual vivo. Amo esse jeito mineiro de ser, a simplicidade, curiosidade e até mesmo ingenuidade. Nós mineiros temos uma maneira simples de lidar com as coisas, uma mania de diminutivo (queijim, pãozim de queijo, mineirim..), de "comer pedaços de palavra com angu" como vemos em "cê", "ês", "beozonti"... e o próprio "trem". Para quê falar coisa, treco, troço sendo que podemos dizer um simples: trem! Sem contar a intensidade de nossa fala... mas não somos tão caipiras assim, diga-se de passagem.
Minas é repleta de maravilhas. As cidades históricas mais lindas, o calor do fogão à lenha mesclado ao frio das montanhas... (a gente finge que eu não moro na amostra grátis do inferno que é Ipatinga.)
As próprias montanhas, os mares de morros que inebriam as minhas viagens e a janela lateral de muitos. Os modos de vida, as tradições, a gastronomia, as cachoeiras, as casinhas e vilas... os lugares tão simples.
Ah... sem contar o modo mais correto de direcionar um viajante: "pó seguir reto toda vida, aí depois você vira, aí vira de novo, e faz o retorno... é pertinho". E a viagem dura mais alguns quilômetros...
Belo Horizonte com seus botecos, esquinas, avenidas e movimento, Ouro Preto, Tiradentes, Diamantina, São João Del Rey, todas com seus casarões... e Ipatinga com a Usiminas e um Shopping! (risos)



Ah, eu amo esse cantinho de 853 municípios e muitas histórias para contar! Uai!

Nenhum comentário:

Postar um comentário